Anúncios

Dia Mundial do Livro | Como surgiu o dia, curiosidades e sugestões de leitura!

2 meses atrás
267

Hoje, dia 23 de Abril, é conhecido como o Dia Mundial do Livro ou apenas como Dia do Livro. Este dia serve como uma homenagem para obras literárias e seus autores, além de tentar conscientizar as pessoas sobre o prazer e o bem que faz ler.

Além de comemorar tais obras, também é comemorado o Dia dos Direitos de Autor. Tal data foi criada pela UNESCO para poder encorajar as pessoas, em especial crianças e jovens, ao hábito de ler. Com isso, nós podemos conhecer a grande contribuição que essas pessoas criativas nos trazem entre páginas através de séculos em palavras por histórias de diversos gêneros.

Uma curiosidade sobre este dia vem da cultura Catalã, hoje na Catalunha é comemorado o dia de São Jorge e com isso, eles possuem o costume de presentear uma pessoa com uma flor após comprar um livro. E alguns lugares dentro do país e outros lugares no mundo, virou uma tradição fazer uma troca de flores por livros.

 

Como surgiu a origem do Dia Mundial do Livro?

O dia foi escolhido através de o Congresso Geral XXVII em 1995 na cidade de Paris na França, pela UNESCO.  Além que foi uma homenagem póstuma para três grandes autores mundiais, sendo eles: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

O dia 23 de Abril também é comemorado o nascimento e morte de outros autores famosos, como: Vladimir Nabokov, Josep Pla e Maurice Druon.

  No Brasil, também comemoramos o dia do livro em 29 de Outubro. A data foi escolhida para homenagear o livro e a data de fundação da Biblioteca Nacional (que se encontra na cidade do Rio de Janeiro), sendo originada com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil!

 

Editora Rocco realizando sorteio para comemorar o dia!

A famosa Editora Rocco, conhecida por distribuir a saga Harry Potter e Jogos Vorazes, resolveu realizar um sorteio em seu Instagram. No qual os participantes devem marcar dois users (que não sejam famosos) nos comentários, os vencedor ganhará um kit com 5 dos lançamentos do mês!

O kit contém  os seguintes livros:  Modern Love, Entrevista com o Vampiro (Nova capa), A Bela e a Fera, Confusões de um ano desastroso (esse livro vem bem a calhar com o tempo que nos encontramos), e por fim o livro Harry Potter e a pedra filosofal (a nova edição de 20 anos de HP! Com direito com a nova capa)!

O resultado será divulgado no dia 24 de Abril (amanhã – sexta feira), às 18h! Você não pode perder uma oportunidade desta!

Confira a postagem abaixo:

View this post on Instagram

Hoje é o Dia Mundial do Livro! Ao longo desses 45 anos como editora, foram inúmeros os relatos de pessoas que tiveram suas vidas completamente transformadas por causa dos livros. É um imenso prazer trabalhar com sonhos, com essa porta mágica para outras realidades, outros mundos. Quando um leitor está diante da primeira página de uma nova história, a força da cultura e da educação arde como uma chama. Nunca deixaremos que se apague. ❤️ Para comemorar, estamos sorteando um kit com 5 dos nossos lançamentos do mês (Modern Love, Entrevista com o vampiro, A bela e a fera, Confusões de um ano desastroso e Harry Potter e a pedra filosofal – edição 20 anos de HP)! Para participar, basta marcar dois amigos nos comentários! O resultado será divulgado na sexta-feira, às 18h! Boa sorte! #DiaMundialDoLivro #Livros #books #sorteio #rocco45anos

A post shared by Editora Rocco (@editorarocco) on

 

Para acessar o Instagram basta clicar aqui!

 

Indicações de Leitura!

Como bons leitores que somos, não poderíamos deixar esse dia passar em branco. Aqui vamos indicar alguns livros que não podem ser deixados de lado!

O Príncipe Cruel

Editora: Editora Galera

Ano de Publicação: 2018

Autoria: Holly Black

Sinopse:

“Primeiro livro da mais nova série de Holly Black. Conheça a impressionante história de uma garota mortal aprisionada em uma teia de intrigas reais. Jude tinha 7 anos quando seus pais foram assassinados e foi forçada a viver no Reino das Fadas. Dez anos depois, tudo o que ela quer é ser como eles – lindos e imortais – e realmente pertencer ao Reino das Fadas, apesar de sua mortalidade. Mas muitos do povo das Fadas desprezam os humanos. Especialmente o Príncipe Cardan, o filho mais jovem, mais bonito e mais cruel do Grande Rei. Para ganhar um lugar na Alta Corte, ela deve desafiá-lo… e enfrentar as consequências. Envolvida em intrigas e traições do palácio, Jude descobre sua própria capacidade para truques e derramamento de sangue. Mas, com a ameaça de uma guerra civil e o Reino das Fadas por um fio, Jude precisará arriscar sua vida em uma perigosa aliança para salvar suas irmãs, e o próprio Reino. Com personagens únicos, reviravoltas inesperadas, e uma traição de tirar o fôlego, este livro vai deixar o leitor querendo mergulhar de cabeça na continuação deste universo.”

Para ler a resenha crítica deste livro clique aqui!

 

Cartas de Amor aos Mortos

Editora: Editora Seguinte

Ano de Publicação: 2014

Autoria: Ava Dellaira

Sinopse:

“Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.”

Leia a resenha crítica dele aqui!

 

A Garota do Lago

Editora: Farol Editorial

Ano de Publicação: 2017

Autoria: Charlie Donlea

Sinopse:

“Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada.Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. …E LOGO SE ESTABELECE UMA CONEXÃO ÍNTIMA QUANDO UM VIVO CAMINHA NAS MESMAS PEGADAS DOS MORTOS…E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.”

 

A Bruxa Não Vai Para A Fogueira Neste Livro

Editora: LeYa

Ano de Publicação: 2018

Autoria: Amanda Lovelance

Sinopse:

“Aqueles que consideram bruxa um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia, A princesa salva a si mesma neste livro, cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em A bruxa não vai para a fogueira neste livro, ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão. Ao lado de Rupi Kaur, de Outros jeitos de usar a boca e O que o sol faz com as flores, Amanda é hoje um dos grandes nomes da nova poesia que surgiu nas redes sociais e, com linguagem direta e temática contemporânea, ganhou as ruas. Seu A bruxa não vai para a fogueira neste livro é mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário.”

 

Lady Killers: Assassinas em Série

Editora: DARKSIDE

Ano de Publicação: 2019

Autoria: Tori Telfer

Sinopse:

“Quando pensamos em assassinos em série, pensamos em homens. Mais precisamente, em homens matando mulheres inocentes, vítimas de um apetite atroz por sangue e uma vontade irrefreável de carnificina. As mulheres podem ser tão letais quanto os homens e deixar um rastro de corpos por onde passam — então o que acontece quando as pessoas são confrontadas com uma assassina em série? Quando as ideias de “sexo frágil” se quebram e fitamos os desconcertantes olhos de uma mulher com sangue seco sob as unhas? Prepare-se para realizar mais uma investigação criminal ao lado da DarkSide® Books e sua divisão Crime Scene®. Esqueça tudo aquilo que você achava que sabia sobre assassinos letais — perto de Mary Ann Cotton e Elizabeth Báthory, para citar apenas algumas, Jack, o Estripador ainda era um aprendiz. Inspirado na coluna homônima da escritora Tori Telfer no site Jezebel.com, Lady Killers: Assassinas em Série é um dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos, e o material perfeito para você mergulhar fundo em suas mentes. Com um texto informativo e espirituoso, a autora recapitula a vida de catorze mulheres com apetite para destruição, suas atrocidades e o legado de dor deixado por cada uma delas. As histórias são narradas através de um necessário viés feminista. Telfer dispensa explicações preguiçosas e sexistas e disseca a comple825ade da violência feminina e suas camadas. A autora também contesta os arquétipos — vovó gentil, mãe carinhosa, dama sensual, feiticeira traiçoeira, entre outros — e busca entender por que as mulheres foram reduzidas a definições tão superficiais. Além disso, questiona a “amnésia coletiva” a respeito dos assassinatos cometidos por mulheres. Por que falamos de Ed Kemper e não de Nannie Doss, a Vovó Sorriso, que dominou as páginas dos jornais norte-americanos em 1950 por seu carisma e piadas mórbidas (ela matou quatro maridos)? Por que continuamos lembrando apenas de H.H. Holmes quando Kate Bender recebia viajantes em sua hospedaria (e assassinava todos que ousavam flertar com ela)? A linha que divide o bem e o mal atravessa o coração de todo ser humano. Lady Killers: Assassinas em Série faz parte da coleção Crime Scene®: histórias reais, de assassinos reais, indicadas para quem tem o espírito investigador. Entre os títulos da coleção estão Casos de Família e Arquivos Serial Killers, de Ilana Casoy, e o best-seller Serial Killers: Anatomia do Mal, de Harold Schechter. O livro de Tori Telfer, ilustrado pela artista salvadorenha Jennifer Dahbura e complementado com uma rica pesquisa de imagens, se junta a estas grandes fontes de estudo para alimentar a mente dos darksiders mais curiosos. Através das páginas de Lady Killers: Assassinas em Série os leitores vão perceber que estas damas assassinas eram inteligentes, coniventes, imprudentes, egoístas e estavam dispostas a fazer o que fosse necessário para ingressar no que elas viam como uma vida melhor. Foram implacáveis e inflexíveis. Eram psicopatas e estavam prontas para dizimar suas próprias famílias. Mas elas não eram lobos. Não eram vampiros. Não eram homens. Mais uma vez, a ficha mostra: elas eram horrivelmente, essencialmente, inescapavelmente humanas.”

 

Abençoadas – The Blessed

Editora: Editora ID

Ano de Publicação: 2012

Autoria: Tonya Hurley

Sinopse:

“Três jovens completamente perdidas, cada uma tendo de enfrentar seus próprios “demônios”. Agnes é uma romântica convicta, mas uma recente desilusão amorosa fez com que ela fosse parar no hospital com os pulsos cortados. Cecília é apaixonada por música, mas acabou tendo que abrir mão de seu respeito próprio por um lugar para dormir ou até para ser paga pelos seus shows.Devido ao seu status de socialite teen, Lucy aparece com frequência nos tabloides sensacionalistas, mas seu estilo de vida superficial faz com que ela se sinta cada vez mais sozinha e vazia. Essas garotas se conhecem quando vão parar no hospital na mesma noite. Na manhã seguinte, cada uma acorda com um bracelete presenteado por um único rapaz, Sebastian – lindo, misterioso e com um plano para elas. À medida que as jovens vão se envolvendo com Sebastian, vão descobrindo suas próprias forças e entendendo que a única maneira de salvarem a si próprias é salvando umas as outras.”

 

Trilogia O Monstrologista

 

Editora: Editora Farol

Ano de Publicação: 2012

Autoria: Rick Yancey

Sinopse:

Will Henry é assistente de um médico com uma especialidade incomum: a monstrologia, isto é, o estudo dos monstros. Ao receber em casa o cadáver de uma menina atrelado a um desses seres que se acreditava extinto, Will e o médico sairão à caça de outros antropófagos antes que seja tarde demais. O Monstrologista é o primeiro de uma eletrizante trilogia para aqueles com estômago forte!”

 

Os Cães Nunca Deixam de Amar

Editora: Universo dos Livros

Ano de Publicação: 2013

Autoria: Teresa J. Rhyne

Sinopse:

“A emocionante história de uma advogada, seu cão adorável e um diagnóstico devastador…Namorado novo, casa nova… Teresa Rhyne está tentando reestruturar a sua vida depois de dois casamentos fracassados. Porém, pouco tempo depois de ter adotado Seamus, um beagle totalmente incorrigível, os veterinários atestam que o cãozinho tem um tumor maligno e menos de um ano de vida. O diagnóstico deixa Teresa devastada, mas ela decide lutar e aprender tudo que está ao seu alcance sobre o melhor tratamento para Seamus. A bem-sucedida advogada não tinha como saber, naquele momento, que estava se preparando para o próximo grande obstáculo de sua vida: um diagnóstico de câncer de mama.Na luta pela sobrevivência, batalhando contra uma doença mortal e abrindo seu coração para um relacionamento que parecia fadado ao fracasso, Teresa aprende com Seamus o verdadeiro significado da palavra amor. Uma história edificante e inspiradora sobre como um cachorro rouba nossos corações, nos mostra como viver e nos ensina a amar.”

 

A Menina Mais Fria de Coldtown

Editora: Novo Conceito

Ano de Publicação: 2014

Autoria: Holly Black

Sinopse:

Coldtown era perigosa. Tana sabia disso. Uma jaula cheia de glamour. Uma prisão para os amaldiçoados e para todos os outros que desejaram se juntar a eles.Uma cidade repleta de vampiros monitorados pelas TVs de todo o mundo.  No mundo de Tana elas existem – são as Coldtowns. Nelas, monstros que vivem no isolamento e seres humanos ocupam o mesmo espaço, em um decadente e sangrento embate entre predadores e presas, com transmissão simultânea para as TVs do mundo todo. Depois que se ultrapassa os seus por portões, nunca mais se consegue sair. Em uma manhã, depois de uma festa banal, Tana acorda cercada de cadáveres. Os outros sobreviventes do massacre são o seu insuportavelmente doce ex-namorado – que foi infectado e que, portanto, representa uma ameaça – e um rapaz misterioso que carrega um segredo terrível. Agitada e determinada, Tana entra em uma corrida contra o relógio para salvar o seu grupo com o único recurso que ela conhece: atravessando o coração perverso da própria Coldtown. A menina mais fria de Coldtown, da aclamada Holly Black, é uma história única sobre ódio e vingança, culpa e horror, amor e abominação.”

 

A Garota que Bebeu a Lua

Editora: Editora Galera

Ano de Publicação: 2018

Autoria: Kelly Barnhill

Sinopse:

Todo ano o povo do Protetorado deixa um bebê como oferenda para a Bruxa que vive na floresta, na esperança de que o sacrifício a impeça de aterrorizar sua pequena cidade protegida pelos muros e pela Torre das Irmãs da Guarda. Mas, Xan, a Bruxa na floresta, ao contrário do que eles acreditam, é bondosa. Ela vive em paz com um Monstro do Pântano muito inteligente e um Dragão Perfeitamente Minúsculo. Todo ano ela resgata o bebê deixado pelos Anciãos e o leva em segurança para uma família adotiva em uma das Cidades Livres do outro lado da floresta. Durante a longa viagem, quando a comida acaba, Xan alimenta os bebês com luz estelar. Em uma dessas ocasiões ela acidentalmente oferece a um deles a luz do luar, dotando a menininha de uma magia extraordinária. A bruxa então decide criar a menina “embruxada”, a quem chama de Luna. Conforme o aniversário de treze anos da menina se aproxima, sua magia começa a aflorar – e pode colocar em perigo a própria Luna e todos à sua volta.”

 

Todos os livros citados acima são possíveis de serem adquiridos por diversas livrarias ou plataformas online pelo Brasil.

 

Anúncios