A Noite dos Mortos-Vivos | Conheça um dos pioneiros dos filmes de zumbis

6 meses atrás
218

Fala pessoal, espero que estejam todos bem. Como devem saber, hoje se comemora o Halloween, uma das datas mais importantes da cultura pop e principalmente do universo do terror. Para celebrarmos essa grande data vamos falar sobre esse que é um dos filmes mais populares sobre apocalipse zumbi e que foi o precursor para uma onda gigantesca de filmes, séries e obras deste subgênero.

Dirigido e escrito por George A. Romero, A Noite dos Mortos-Vivos é um filme de 1968 em preto e branco. Ambientada numa área rural, a trama acompanha o dia de uma garota após ser surpreendida por uma epidemia de um vírus que faz os mortos se levantarem de suas covas e irem atrás de carne humana. Assustada, a garota procura abrigo numa casa de campo e acaba conhecendo outros sobreviventes que também não fazem ideia do que está acontecendo.

Night of the Living Dead (1968) Filming Locations - The Movie District

Os personagens, enquanto estão isolados na fazenda, fazem de tudo para se comunicar com o mundo externo e entender a terrível epidemia que surgiu do dia para noite e se alastra por todo o país. Ao mesmo tempo, é fundamental que eles conheçam bem uns aos outros, pois o mau pode vir de onde você menos espera…

A Horror Newbie Watches Night of the Living Dead for the First Time

A escolha do “preto e branco” adotada no filme é um grande acerto para induzir o público a um constante clima de tensão e incerteza, ainda que a verba disponível para a produção e efeitos visuais tenha sido muito baixa. Junto com isso, a ambientação também é um ponto que reforça mais ainda o sentimento de desolação, uma vez que os personagens são submetidos a um cenário aonde os recursos para sobreviver são mínimos.

MIS exibe 'A noite dos mortos-vivos' com trilha sonora ao vivo

O filme, além de arrecadar um grande sucesso de público e bilheteria, também rompeu um grande paradigma para a época: a violência. Com os filmes do gênero de horror ainda em ascensão, a violência gráfica explícita ainda era considerada um tabu, sendo taxada até mesmo como “coisa do demônio”. Após o lançamento de A Noite dos Mortos-Vivos, não só a violência se tronou algo muito mais popular no cinema como também a ideia de seres ambulantes que perseguem seres humanos em busca de carne, conceito que foi explorado pela primeira vez no clássico “Zumbi Branco” de 1932. Assim, o filme ganhou mais quatro ao longo dos anos, também dirigidos por George A. Romero, entre continuações e remakes.

O sucesso do longa também foi o ponto de partida de uma onda de diversos outros filmes e séries de enorme sucesso até hoje, inspirados na temática de apocalipse zumbi. É curioso pensar por exemplo que The Walking Dead”, série mundialmente aclamada da AMC, nunca teria existido caso George A. Romero não nos mostrasse décadas antes que é possível contar excelentes histórias com seres humanos sendo perseguidos por mortos vivos.

Super Sad Walking Dead Season 1 Photo Highlights Everyone Who Died

E você? O que achou da nossa indicação? Qual seu filme favorito com o tema apocalipse zumbi? Conta pra gente!

Leia mais sobre: Apocalipse Zumbi.

%d blogueiros gostam disto: