Anúncios

Hoje é dia de Rock Bebê! | Confira como surgiu e curiosidades do Dia Mundial do Rock!

1 mês atrás
80

Nesta segunda feira, 13 de Julho  é celebrado o Dia Mundial do Rock. E nós da Alternativa Nerd fizemos esse pequeno especial para comemorarmos esse dia com informação e muita música!

A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, um evento de proporções enormes que ocorreu em 1985.  Também foi uma referência ao vocalista da banda Genesis, Phill Collins, que expressou esse desejo durante o festival que também participou.

 

De onde surgiu o Rock n’ Roll?

O gênero Rock surgiu da cantora gospel “Sister” Rosetta Tharpe que foi cantora, compositora e guitarrista de música gospel.  Na qual em 1940 ficou muito popular por fazer uma mistura musical única naquela década; uma mistura de letras gospel que possuía o acompanhamento instrumental e ritmo de Blues e Country Music, fazendo muitas composições inserindo seu violão elétrico.

Em 1944, Tharpe gravou sua canção gospel “Strange Things Happening Every Day”, que foi a primeira música gospel alcançar o top 10 da Billboard.

Rosetta Tharpe com sua guitarra

  Rosetta Tharpe além de ajudar a distribuir o ritmo pelo mundo, foi uma mulher negra, que na época quase não recebia atenção pela sua etnia e mesmo assim conseguiu alcançar o sucesso com seu timbre único.

Sua influência foi tão grande que acabou inspirando grandes nomes como: Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Isaac Hayes, Aretha Franklin, Bob Dylan, Johnny Cash entre outros diversos nomes que ficaram marcados pelas suas músicas.

Em 2017, o Rock and Roll Hall of Fame, museu de Ohio dedicado aos grandes nomes do Rock n’ Roll como diz o próprio nome, incluíram Tharpe como uma influência antecipada.

 

O que foi o Live Aid?

No dia 13 de Julho em 1985, o musicista — Bob Geldof que organizou um show simultâneo entre Inglaterra (Londres) e Estados Unidos (Filadéfia); com o intuito de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia (África).

O megaevento foi transmitido ao vivo pela rede de comunicação da BBC para diversos países, levando musicalidade com informações da miséria no continente africano.

O chamariz do evento foi os grandes nomes que participaram dos shows em ambas as cidades, sendo eles: Queen, The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul MacCartney, o próprio Phill Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

Palco do Live Aid e seu grande público

O evento também trouxe grande reconhecimento para Geldof, no qual seu trabalho foi recompensado com diversos prémios, no qual incluíram uma nomeação ao Prémio Nobel da Paz e o título honorário de cavaleiro atribuído pela Rainha Isabel II (apenas não obteve o título de Sir por ser irlandês e o título ser exclusivo para britânicos).

Em 2005, após 20 anos do Live Aid, Geldof organizou mais um show chamado Live 8 que é uma nova edição com a estrutura maior e com shows em mais países. Porém, desta vez o objetivo foi chamar atenção e pressionar os líderes do G8 para que perdoassem as divídas externas de países mais pobres e, com isso, erradicar a miséria do mundo.

Durante o Live 8, o grupo de rock Pink Floyd se reuniu em sua formação clássica pela primeira vez após 20 anos de sua separação.

 

Vocês conhecem as cidades Rock n’ Roll?

Londres — Inglaterra.
Londres é uma da cidade mais importante para histórias de várias formações de bandas, além de ter testemunhado o Live Aid. Na cidade é possível encontrar o Hard Rock Café, o primeiro restaurante com a temática e dedicada ao Rock n Roll, que foi fundado em 1971 e hoje em dia possui mais de 191 franquias ao redor do mundo.

Nesta capital, grandes nomes se formaram, como: Queen, The Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Asking Alexandria, Bring Me The Horizon entre outras.

A cidade também serviu de inspiração para diversas músicas e filmes musicais. Também é possível encontrar diversos monumentos históricos do rock como a famosa Abbey Road Studios e a casa intacta de Freddie Mercury.

 

Hannover — Alemanha
A cidade da Alemanha, Hannover, é conhecida por ser um lugar repleto de feiras e exposições internacionais e por ser o lar da banda Scorpions que é considerada a maior banda de rock da Alemanha.

Scorpions foi fundada na década de 60, servindo de influência na cidade que até mesmo mudaram o nome do time de hóquei de gelo para Hannover Scorpions.

  Helmkehof é uma arena de eventos que abrigou diversos ensaios da banda e virou ponto principal de visita para aqueles que curtem rock.

 

Memphis  Estados Unidos.

A cidade mais populosa do Tennessee, Memphis, é a terra natal de Elvis Presley. Foi nesta cidade que o “Rei do Rock” começou sua carreira musical.

Nesta cidade você pode encontrar milhares de referências musicais, principalmente ao Presley.  Além de que as famosas guitarras Gibson e Retail Center possuem suas fábricas lá.

A segunda maior mansão dos Estados Unidos, após a Casa Branca, é a residência e mausoléu de Elvis que está situado em Graceland; foi transformado num museu para homenagear o ator e cantor, que foi considerado Patrimônio Histórico dos Estados Unidos.

 

Esperamos que tenha gostado dessas curiosidades e aproveite o dia para escutar um bom rock and roll!

Anúncios