Anúncios

Dica de anime: Shigatsu wa Kimi no Uso | A linda reflexão sobre valores e momentos!

4 meses atrás
344

Qual é o valor da vida? O que move você a querer viver o hoje? O que o deixa excitado para concluir um projeto, a sorrir ao sair de casa?  Qual é o significado de tudo o que fazemos? Será que sem nem imaginarmos ou termos noção, nós conseguimos influenciar pessoas ao nosso redor? Perguntas como essas apareceram na minha mente na indicação de anime de hoje. Shigatsu wa Kimi no Uso (Your Lie in April) nos faz refletir sobre valores e momentos de uma maneira única e exclusiva no mundo dos animes.

O protagonista Arima Kousei é um promissor pianista que passou por uma experiência não muito agradável. Desde muito pequeno, aos 5 anos, sua mãe, professora de piano, ensinou-o a tocar, mas devido à uma doença e suas limitações, ela perde o senso entre o ensinar e doutrinar. Kousei mesmo aos 5 anos passa por um trauma agoniante.

Numa apresentação ainda aos 5 anos de idade no auditório da escola, Kousei, sem nem fazer ideia alguma, muda a vida de muitas pessoas, inspira pessoas a quererem ser o melhor, instiga-os a ir atrás de seus sonhos, os fazem chorar, se emocionam com aquela apresentação.

Mas a mãe de Kousei o espanca após essa apresentação alegando que não foi perfeito, exagerando muito nas agressões. Isso fez com que Kousei tivesse uma lembrança completamente negativa daquele dia que foi completamente positivo para muita gente. E o anime mostra essa sacada que a depressão faz com a gente na prática de uma maneira surreal!

Os anos vão se passando, a mãe de Kousei falece, deixando um grande trauma na cabeça do menino, ficando da sexta série até a oitava sem nem tocar no piano, e esse sumiço afetou e muito algumas pessoas. Tsubaki é sua melhor amiga de infância e vizinha, Watari é o estrelinha do time de futebol e amigo, ambos têm uma relação completamente normal com Kousei, até o momento que Miyazono Kawori entra na vida deles…

A depressão cega a gente de enxergar o impacto que causamos no outro e ao redor, nos blinda de sentir as energias trocadas, nos faz simplesmente não saber ou não entender como um pequeno ato nosso pode mudar a vida de alguém… É, a depressão é muito mais sério do que se imagina. E Kawori, uma violinista da escola de Kousei, participa de um concurso de violino, onde ela foge das notas originais da composição e toca a música ao gosto dela…

Nossa, isso ascende uma chama apagada na alma de Kousei. Como fazer para fazer a mente invertida dele voltar ao normal? Como explicá-lo que ele trocou todas as boas lembranças de sua mãe, seus amigos e a apresentação mágica aos 5 anos de idade, pelas dolorosas surras e lições que ela impôs antes de falecer a ponto de esquecer tudo? Como fazer ele enxergar as sementinhas plantadas por ele mesmo nas pessoas que assistiram sua apresentação!?

O anime mostra as consequências causadas pela apresentação de Kousei nos personagens, como influenciou diretamente o futuro de cada um, e Kousei vai descobrindo aos poucos, que ele é muuuuuuuito mais visível do que imaginava e que pessoas realmente se inspiram neles. Provavelmente voltar a tocar piano não é algo fácil, não é simplesmente sentar e tocar, existem emoções, sentimentos e pensamentos que precisam ser quebrados e superados para que isso ocorra e, Kawori dá aquele empurrãozinho que Kousei tanto precisava.

A vida é um sopro… E devemos viver o hoje como se não existisse o amanhã, não sabemos o que o amanhã vai acontecer, mas sabemos que podemos viver o hoje. 

Vou adiantar que esse anime possui uma melancolia que o fará chorar, garanto que é muito emocionante e vale muito sua atenção. É melhor parar por aqui, para não estragar nenhuma surpresa na história! O final é algo simplesmente lindo e nos faz refletir muito sobre esses pequenos gestos e detalhes do dia-a-dia!

O mangá foi publicado na revista mensal Shounen Magazine, da Kodansha. O anime possui 22 episódios.

O elenco de voz:

  • Kento Yamazaki como Kousei Arima;
  • Suzu Hirose como Kaori Miyazono;
  • Anna Ishii como Tsubaki Sawabe;
  • Taishi Nakagawa como Ryota Watari;
  • Rei Dan como Saki Arima, a mãe de Kousei;
  • Yuka Itaya como Hiroko Seto, amiga de Saki e guardiã do Kousei.

 

Anúncios